Guião
Curta-metragem - "Alberto"
No decorrer da licenciatura desenvolvi um guião para uma curta-metragem intitulada de "Alberto". Aqui podem encontrar uma breve explicação do processo criativo e o guião.
Processo Criativo
"Alberto" é o guião que, em conjunto com 2 colegas, foi estruturado no segundo ano da nossa licenciatura, no âmbito da unidade curricular de Informática Aplicada (LAD).
Sem qualquer experiência na área, porém, movidos pela comum paixão pelo cinema, decidimos arriscar e tentar criar o guião para uma curta-metragem. A base do nosso enredo surgiu, inesperadamente, num texto escrito por mim e partilhado com os meus colegas, em Espanhol. Aí surgiu a tão enigmática e surpreendente personagem que deu o título à nossa história: Alberto.
Segue o texto original:
Perdido en sus pensamientos, se quedó hipnotizado con la imagen que empezó a ver en su ventana: la lluvia, el viento y el río muy agitado, el mismo río en que ayudó Pamela y las otras niñas a encontrar su paz, el mismo río en que decidió ahogar a las indefensas niñas hasta que, por orden de la fuerza mayor que habitaba en su mente, ellas encontrasen su tranquilidad y, posteriormente, él también. La puerta se abrió, "Llegó alguien" pensó, "Mi madre o mi padre, por supuesto.". La puerta se abrió, la ventana se cerró, sus pensamientos desaparecieron, su vida terminó.
Aquel fue su momento final, fue el momento de su juicio, el momento de la justicia. Alberto murió como consecuencia de la muerte por ahogamiento de más de 12 niñas en sus 88 años de vida. Alberto murió iludido en su celda en la prisión, mirando la pared, pero, en su cabeza, mirando el rio en que destruyó la vida de quién nunca ha conocido ."
A partir deste texto, as ideias surgiram da mais natural e efusiva forma possível, não obstante, a inspiração sobrante não impediu que a construção deste guião fosse desafiante. Desde o desenvolvimento do enredo à construção do personagem principal, todas as decisões exigiram grande discussão entre os membros do grupo, porque "Alberto" suscitava em cada um de nós sensações e perspectivas diferentes: quem era, quem foi e como se transformou. Não sendo absolutamente decisivo para o desenvolvimento natural da narrativa, não deixa de ser necessário perceber o que representava este homem para cada um de nós, o que gostaríamos de revelar e aquilo que deveria ser descoberto pelo olho atento do público.
Após diversas reuniões e espaço para decisões, surgiu um dos fulcrais pontos deste tão prazeroso processo, a nossa premissa:
"No decorrer de uma manhã, acompanhamos a rotina de um idoso enquanto este se debate com questões como a solidão e o abandono. No processo, deparamo-nos com eventos que nem o espectador nem o protagonista conseguem explicar."
A partir desta premissa, a habituação à linguagem audiovisual, o desenvolvimento dos mais variados pormenores de encenação e enredo fizeram parte deste projeto que, certamente, foi um dos mais especiais e interessantes de todo o percurso académico.
Após esta breve explicação do caminho percorrido até à obtenção do resultado final do nosso guião e da leitura do mesmo, sugiro a visita do site que, tendo em vista a satisfatória conclusão da proposta de trabalho curricular, construímos: https://sites.google.com/view/raizdenove-pt/projeto-final .
Neste site todas as fases do trabalho foram descritas com maior pormenor e penso que é fundamental para a melhor percepção das motivações, decisões e pequenos detalhes que vão ser referidos no guião, e que, mesmo parecendo de menor relevância garantem valor e qualidade que, desde a primeira sessão em "writer's room", quisemos garantir.
Apresento, por fim, "Alberto":